Pode ser que hoje você esteja buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou talvez uma posição melhor, mais estratégica. Enfim, não importa em qual contexto você está agora, o que importa é saber que o mercado está em plena mutação e precisamos estar atentos a esses movimentos.
Em vez de especular, decidi ser ativa. E 2019 fiz a minha primeira formação com foco no Futuro do Trabalho. Queria entender mais a fundo os contornos dessa nova realidade e como as profissões seriam impactadas com o ingresso cada vez mais forte das novas tecnologias. Desde então, tenho mergulhado neste universo.
E quando falamos em Profissional do “futuro” leia-se presente! Já estamos vivenciando este momento. Não pense que as mudanças ainda estão fora da sua realidade. Não é ficção, nem futurologia.
“O seu trabalho e sua profissão estão sujeitos a choques como riscos sistêmicos globais (ex: pandemias), desemprego tecnológico com o crescimento da robotização e da inteligência artificial e uma força de trabalho talentosa e acessível a um clique, em qualquer lugar do mundo.”
Como não ficar para trás?
10 dicas de carreira para um Profissional do Futuro:
1) Não deixe para pensar na sua carreira apenas quando estiver desempregado. Cuide da sua empregabilidade. Você vai precisar estar preparado para gerenciar sua própria carreira e ter atitude de protagonista diante dos desafios do novo mundo do trabalho. Ter um mindset de crescimento é fundamental.
2) Mantenha-se sempre atualizado e atento às mudanças que acontecem na sua área de atuação. Muitas mudanças têm ocorrido no mercado de trabalho. Fique atento sempre!
3) Faça networking, ou seja, mantenha sua rede de relacionamentos, seja profissionais da sua área ou não, elas poderão te abrir muitas portas e oportunidades. Não busque sua rede somente quando precisar. Networking é uma via de mão dupla, esteja sempre disposto a ajudar.
4) Tenha um currículo objetivo, claro e com as palavras-chaves da sua área. Dá trabalho elaborar? Sim, mas também vai dar resultado muito mais rápido. Se tiver dificuldades, busque ajuda profissional.
5) O quanto antes você der importância ao seu perfil no Linkedin, tendo um perfil bem preenchido, entendendo como usá-lo para se posicionar profissionalmente e fazer networking, será a sua principal ferramenta para alcançar novas oportunidades.
Dica: saber utilizá-lo é PRIORIDADE e não OPÇÃO!
6) Se preparar para entrevistas de emprego é fundamental. O mercado não aceita mais profissionais sem preparo. Você pode perder a oportunidade dos seus sonhos por não estar bem preparado.
Dica: estar preparado vai muito além de saber o dress code da empresa, chegar no horário certo ou responder as perguntas básicas numa entrevista. É necessário estudar muito para você se destacar da concorrência e se sentir mais seguro e confiante.
7) Sem autoconhecimento, você não reconhece seus talentos e como aproveitá-los a favor dos seus objetivos de carreira. É provável que você trilhe caminhos muito distantes do que realmente gostaria e longe do seu potencial. Se autoconhecer é a base para melhores escolhas.
8) Mudar é sempre possível e normal. No futuro do trabalho não temos mais carreiras lineares. As carreiras múltiplas são formadas em torno de uma coleção de habilidades e interesses em comum, a partir do seu repertório profissional e do seu investimento com paixão e propósito para construir novas fontes de renda. E acredite: ser multicarreira não é estar sem foco.
9) Sair da zona de conforto, estar disposto a aprender sempre e usar sua criatividade vão te ajudar a sair na frente. Encare sua carreira como um campeonato: as competências técnicas te colocam no jogo, as competências comportamentais te permitem ganhar jogos, mas é com a adaptabilidade que você vai vencer campeonatos.
10) Busque qualificação constante e consistente. O mundo é dinâmico e uma competência profissional tende a ser perecível. Fazer novos cursos e formações é importante, mas APLICAR o que se aprende é FUNDAMENTAL! Esteja em constante atualização, seja um verdadeiro especialista, não só no papel.
“Carreiras não são mais lineares. E empregos tendem a desaparecer. Navegar nesse novo mercado de trabalho – fluido, aberto e talento-centrado – será uma das habilidades mais importantes daqui pra frente.” O Futuro das Coisas.
Update: Nesta semana me inscrevi na nova formação sobre Os Profissionais do Futuro, que será realizada pela O Futuro das Coisas. Como Consultora de Carreira, tenho como propósito, apoiar cada vez mais profissionais a enxergarem novas oportunidades de trabalho, se diferenciar e dar o próximo passo na sua carreira do jeito certo.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo! Em breve pretendo trazer mais sobre o Futuro do Trabalho. Topa me acompanhar nesta jornada?
E aí, qual a sua opinião sobre o Profissional do Futuro? Deixe seu comentário =)