A chegada do Ano Novo sempre vem como combustível para que as pessoas façam uma análise de tudo que aconteceu na vida pessoal e profissional durante o período.
Você lembra quais foram os seus planos para 2016?
Você fez aquela “listinha” de desejos no fim do ano, mas seus planos não saíram do papel?
Saiba que você não está sozinho! A Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, fez um estudo sobre as promessas e conquistas que as pessoas costumam fazer nesse período. E adivinha qual o resultado? Do total de participantes, 45% fazem listas de promessas, mas somente 8% conseguem colocá-las em prática.
Então como aumentar as chances de realizar nossos objetivos? Porque, algumas vezes, parece tão mais fácil sonhar do que fazer?
O principal fator para o sucesso de uma realização está no planejamento.
Você quer entender como planejar melhor seu próximo ano para conseguir alcançar seus objetivos e ser muito mais produtivo do que em 2016? Então continua comigo nesse artigo. 🙂
#PARTIUCOMEÇAR
Vou te ajudar a dar esse empurrãozinho com 4 dicas simples e práticas para você terminar o ano com o seu plano de ação para 2017.
Vamos lá?
1 – Liste suas prioridades
A prática das listinhas de desejos no fim do ano é muito comum, mas grande parte delas não sai do papel. Isso se deve, muitas vezes, por não estabelecermos uma prioridade e colocarmos o mesmo peso em todas as resoluções. Pois então, aí vai a minha primeira dica: comece com aquilo que é prioridade na sua vida.
O que realmente precisa ser feito? Qual mudança tem que acontecer na sua vida?
Você pode chegar a conclusões como “quero emagrecer”, “quero um emprego”, “quero viajar” e etc. Faça uma lista em uma folha branca. O objetivo desta etapa é fazer você se transportar para dentro dos seus sonhos e definir as coisas que realmente importam para você.
2 – A hora do planejamento
Com a lista de prioridades em mãos é hora de planejar. Para fazer um bom planejamento, seja específico e detalhado. Quebre seus sonhos em metas menores e específicas.
Como metas de carreira, você pode se perguntar qual é o seu emprego/cargo dos sonhos. Seja objetivo e condizente com a área profissional em que atua. Observe pessoas que alcançaram os cargos e objetivos profissionais próximos aos seus e trace padrões de hábitos para aproximá-los das suas metas.
Explorando a área de carreiras, faça algumas perguntas como:
1) Nas minhas condições atuais, estou preparado para este emprego?
2) Quais os passos que preciso tomar para me preparar?
3) Quais são meus obstáculos?
Se a sua meta for fazer uma viagem, você pode começar um ano antes a buscar o preço das passagens, dos hotéis, dos restaurantes e a definir a data da sua viagem.
Você também pode fazer perguntas como:
1) As minhas despesas são maiores que minhas receitas?
2) O que posso fazer para economizar e cortar gastos?
3) Estou poupando ou investindo meu dinheiro?
Existe uma ferramenta muito conhecida no Coaching para transformar suas metas em planos de ações: a ferramenta SMART.
Essa técnica é bem simples de ser feita e seus resultados são imediatos na organização das suas metas. Cada letra no SMART significa um adjetivo que uma maneira eficaz de estabelecer metas.
Assim, você conseguirá perceber quais as suas necessidades e o que pode ser feito mensalmente. Estabeleça a um prazo de quando pretende chegar lá.
Dica: se possível, faça um calendário das suas ações para que as coisas realmente aconteçam. Assim fica mais fácil de mensurar se os objetivos estão sendo atingidos.
3 – Esteja preparado para mudanças
Sei que mudança não é confortável para ninguém e imprevistos poderão acontecer no meio do caminho, mesmo que você tenha planejado cada passo. Se puder, antecipe-se e cogite alguns desses possíveis imprevistos e crie soluções. Assim ficará mais seguro e preparado para qualquer mudança de percurso.
4 – Autoavaliação
A cada mês, faça uma autoavaliação do que deu certo e do que deu errado. Não se culpe, apenas procure usar seus erros a seu favor e, assim, garantir um melhor resultado nos passos seguintes. Identifique os seus pontos positivos e foque no que você tem de melhor.
Planejar os próximos meses é importante a qualquer momento. Mas o final de ano parece ser um momento mais apropriado. O período induz que novos planos sejam feitos e desafios postos como meta.
Agora que já sabe a importância de pensar no planejamento do ano seguinte é hora de colocar a mão na massa. Vamos fazer um 2017 realmente diferente?
E você, já começou a se programar para o próximo ano? Compartilhe suas experiências comigo, estou te esperando!