6 razões pelas quais você (ainda) não conseguiu um emprego

Se você não tem obtido resposta das empresas, chega até a entrevista e mesmo assim não conseguiu um emprego ainda, é hora de repensar. O que você está fazendo que não está dando o resultado esperado?

Pensando nisso resolvi mostrar para você as #6 razões que podem estar  comprometendo a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Entenda porque você não consegui um emprego ainda.

Vamos ver?

1)   Seu currículo não vendeu você

Em um mercado competitivo, o seu CV realmente precisa te destacar na multidão. Mesmo que em seu CV tenha uma boa experiência listada, ele pode ser ignorado por não chamar a atenção do recrutador.

Além de uma estrutura adequada, o currículo precisa ter certos atrativos para fisgar a atenção , estimular uma leitura mais atenta e comunicar rapidamente o potencial do candidato para preencher a vaga.

Um bom currículo é uma forte combinação de habilidades relevantes e experiências com apresentação clara e concisa. Não coloque muitas informações e lembre-se de ajustar o seu CV para cada nova requisição de vaga, para que ele esteja adaptado para aquela função em particular.

2) Seu objetivo não está claro

Lembre-se que o recrutador recebe um grande volume de currículos todos os dias e tem poucos segundos para decidir qual CV ele dedicará mais tempo na análise. O OBJETIVO é uma parte importante do currículo, pois informa ao recrutador quais são suas intenções, para que vaga, em que cargo ou área você quer trabalhar.

Dessa maneira ele funciona como um filtro inicial, para que a empresa saiba a necessidade de contar com um profissional daquela área e também como avaliar o restante do currículo.

Afinal, se não há objetivo como avaliar o currículo? Que competências prestar mais atenção? Logo o objetivo ditará toda a avaliação do currículo.

3) Você se candidatou a uma vaga que não tem a ver com o seu perfil

Sabe aquela sensação de que você enviou centenas de currículos e não foi chamado para nenhuma vaga? Fica a impressão de que você está invisível no mercado de trabalho, não é?

Então aí vai a primeira dica: comece a repensar a sua estratégia de envio dos currículos. Aqui vale mais a qualidade do que quantidade de CV´s enviados.

Por exemplo: se o seu objetivo é se inscrever em 20 vagas, você pode mudar a meta para 10

Quem está a procura de uma nova oportunidade do mercado de trabalho vive um tipo de “batalha diária” por causa desta busca. Ativar o networking, elaborar um currículo competitivo, carta de apresentação, pesquisar novas oportunidades e se preparar para entrevistas…

UFA! São apenas algumas das etapas que envolvem esse processo.

Às vezes, você que está procurando trabalho por muito tempo passa a acreditar que a situação está fora do seu controle, mas a realidade é que você está no comando dessa busca e somente você poderá fazer alguma coisa para mudar sua atual situação. Você cria a sua realidade!

Se o período no emprego anterior foi muito longo, provavelmente você está “enferrujado” no que diz respeito ao que deve mostrar na entrevista e sobre o que as empresas esperam de um profissional atualmente.

O profissional com anos de carreira precisa, também, estender sua visão para além das paredes da empresa, para um cenário externo competitivo e em constante mudança, considerando as ações da concorrência, conhecendo novas tecnologias e reconhecendo o impacto das suas ações no meio ambiente e na vida das pessoas.

A saída para sobreviver no mercado é aceitar que ele mudou e tem outras exigências. Saber quais é uma grande arma se você ainda não conseguiu um emprego.

Em meio a tantas opções e candidatos diferentes, se destacar entre eles não é uma tarefa fácil. As empresas estão mais exigentes na procura por competências profissionais em seus processos seletivos e os recrutadores estão em busca de diferenciais no comportamento e nas habilidades. É preciso entender o que anda em alta no mercado de trabalho e se preparar melhor para disputar e conquistar a vaga dos seus sonhos.

Portanto, se você tem recebido e-mails que te desclassificam do processo seletivo antes vagas que realmente tenham o seu perfil. Assim, você poderá criar currículos e cartas de apresentações personalizados, tendo mais chances de ser notado pelos recrutadores.

4) Você não conseguiu convencer o recrutador na entrevista de emprego

A falta de preparação para entrevistas, às vezes, pode resultar na falta de demonstração da verdadeira extensão do conhecimento e experiência do candidato.

Não tenha medo de contar sua experiência profissional de forma clara e simples. Crie uma história contando as suas passagens profissionais mais importantes, o que você realizava em cada atividade, o que pode destacar e afins. Pesquise sobre a empresa e seja capaz de comunicar como suas habilidades podem contribuir para ela.

Em um mundo onde a competição gera produtos e serviços tão similares e copiáveis, quais características você possui que o diferencia dos demais? As histórias que você produz!

Ao desenvolver as suas histórias em uma entrevista, é importante se atentar a alguns detalhes que podem impactar – positiva ou negativamente – durante o processo.

Para aqueles em início de carreira, é válido destacar cursos que já fez, trabalhos voluntários, hobbies e demais atividades ou conhecimentos que possam contribuir para que você conquiste o cargo pretendido.

Acredite em você! Tenha confiança em você mesmo durante a entrevista de emprego, o recrutador é uma pessoa assim como você, então não precisa ter medo dele! 🙂

5) Apareceu alguém com mais experiência

Se você passou pela triagem, foi chamado para uma entrevista mas ainda assim não conseguiu um emprego, vou te explicar mais uma  coisa…

Quando um recrutador faz a triagem dos currículos, ele coloca na busca todos os requisitos descritos no anúncio da vaga.

Mas há muitos fatores diferentes em jogo durante um processo de contratação, os quais podem ser quase impossíveis de prever um resultado. Mesmo que você tenha tido uma entrevista fantástica ou tenha um CV exemplar, pode ser que outro candidato com uma experiência adicional tenha sido selecionado.

Sim, às vezes é uma situação simplesmente fora de seu controle, a sua concorrência era muito forte. Isso pode muitas vezes se resumir a experiência no setor, ou seja, alguém apareceu e ele tem um desempenho extremamente similar em uma organização semelhante no mesmo setor.

Vale lembrar que o recrutador também irá analisar se o perfil do candidato está alinhado à cultura organizacional da empresa.

6) Você é muito qualificado para a vaga

Você passou por todas as fases do processo seletivo, fez uma série de entrevistas pessoalmente e no final recebeu o frustrante feedback: “Gostamos muito de você, mas você é muito qualificado para a vaga, optamos por outro candidato”.

Daí você me pergunta: “se sou tão qualificado, por quais motivos uma empresa não me contrataria?” Porque não consegui o emprego?

O recrutador provavelmente terá ressalvas a seu respeito, como sua permanência pretendida ou a falta de desafios – todas boas razões para não contratar alguém. É provável que os responsáveis por analisar seu perfil tenham medo de que você largue a vaga pela primeira oportunidade de um salário maior.

Se você tiver realmente interesse na vaga, deixe claro que você está ali pelo trabalho e não pelo cargo. Explique por que você é apaixonado pelo que faz e não pela posição que ocupa.

Adote uma postura positiva

Se você ainda não conseguiu um emprego, está disponível ao mercado, procurando uma recolocação, não desanime. Na contramão da crise e dos dados de desemprego, começamos a ver, ainda que timidamente, profissionais voltando ao mercado de trabalho e mais vagas começam a aparecer.

Aí fica uma dúvida? Leio essas informações com olhos negativos ou positivos?

Vai de cada pessoa decidir o olhar que vai direcionar. Mas, é importante entender, aquilo que você vê, pensa, age e reage sobre o tema trabalho, é o que você atrairá e manifestará em sua vida e carreira.

E é claro: ser otimista não é suficiente para atrair positividade e oportunidades. Precisa pensar, ser e agir positivamente!

Levante todos os dias com a certeza de que o dia será melhor e que vai encontrar, em breve, a vaga certa!

E você? Tem uma história pra compartilhar com a gente sobre como foi o seu processo seletivo? Conte aí nos comentários! Vou adorar saber 🙂

 

Compartilhe:

Quer ter muito mais clareza para construir sua carreira de forma segura e objetiva?

Copyeriting 2024 – Todos direitos reservados – Michelle Navarro

plugins premium WordPress
curso online 100% prático

currículo nota 10

Conheça agora o treinamento online que levará seu currículo ao nível profissional em apenas 3 horas. Junte-se a mais de 823 alunos.