Todos nós temos um ou mais sonhos a realizar, uns menores, outros maiores. Conquistar a tão sonhada vaga de emprego, ter diploma de nível superior, comprar uma casa ou carro, entre outros. Todos nós temos sonhos, desejos, e objetivos.
É muito importante sonhar com seus objetivos futuros. Mas, muito mais relevante é traçar os caminhos de como você pretende chegar lá.
Você já deve ter ouvido falar de várias técnicas para traçar metas, como a ferramenta SMART, por exemplo. É uma técnica simples aplicada no processo de Coaching, que transforma seus objetivos em plano de ação. Se você nunca ouviu falar, vale a pena dedicar um tempinho para saber como funciona.
Bom, mas o artigo de hoje é diferente. Quero conversar com você sobre algo que até parece ser meio místico, mas na verdade não é.
Algumas pessoas, assim como o ator Bruce Lee, acreditam que uma maneira de determinar seus objetivos para o sucesso é escrevê-los. E eu acredito realmente nisso também. 🙋
Existem várias formas de colocar seus objetivos no papel. Uma delas, intitulada “Carta para o universo”, foi uma estratégia que levou o ator Bruce Lee ao topo do mundo e lenda viva nas artes marciais e no cinema. A prova disto está em Nova York, pendurada na parede do Planet Hollywood. É uma carta que o artista marcial escreveu para si mesmo, de próprio punho, datada de 9 de janeiro de 1970. Nela, Bruce Lee promete a si ser a estrela do cinema oriental mais conhecida nos EUA, com uma fortuna de 10 milhões de dólares.
Leia a tradução dela abaixo:
“MINHA PRINCIPAL META DEFINIDA
Eu, Bruce Lee, serei o o primeiro e mais bem pago Superstar Oriental nos Estados Unidos. Em troca disso, farei as performances mais entusiasmadas e vou entregar o melhor da minha qualidade como ator. Começando em 1970, atingirei fama mundial e, a partir daí até 1980, terei em minha posse 10 milhões de dólares. Viverei do jeito que eu quero e atingirei paz interna e felicidade.
Bruce Lee, jan. 1969”
Quando escreveu esta carta, Lee já estava nos EUA, mas ainda não era famoso na indústria do cinema. Era apenas um artista de artes marciais com algumas participações em seriados de pouca relevância. Embora tenha falecido em 4 anos depois de escrever a carta, em sua morte ele já era um superstar: o oriental mais bem sucedido no ocidente e com uma fortuna próxima do que ele havia planejado.
A parte mais interessante desta carta , no entanto, foi a segunda parte. Aquela que muitas vezes omitimos quando começamos a definir nossas metas: “E em troca vou dar a melhor atuação que eu poderia dar a cada vez que estou na frente da câmera e vou viver em paz e harmonia”. Uma declaração do seu propósito e objetivo de vida. Ou seja, ele já entendia que não adianta estabelecermos metas em troco de nada.
Outro ponto importante: fugir de qualquer misticismo que possa vir a pairar sobre o assunto. A razão para o sucesso de Bruce Lee não foi simplesmente escrever uma promessa ou um mero pedido, mas determinar um compromisso para atingir seus objetivos, se entregar de corpo e alma por aquilo que propôs a trabalhar e oferecer tudo de melhor em busca dos seus sonhos.
O interessante é que ele também determinou um prazo que serve como parâmetro para o subconsciente, colocando uma data indicando o onde e quando quer chegar.
Pense que tudo que você coloca na categoria de “algum dia” nunca ocorrerá. Quando é algum dia? Você não sabe quando é algum dia, o Universo não sabe quando é algum dia. Pode ser hoje, pode ser amanhã, daqui há um ano ou nunca.
Que tal tentar fazer a sua carta para o universo?
Mas, antes, é bom lembrar: não basta apenas você pedir, nem implorar ao Universo para que as coisas aconteçam, você tem que fazer acontecer!
Não existe um modelo ideal de carta, mas vou deixar uma sugestão abaixo:
1- Pegue um papel e uma caneta;
2 – Decida o que você quer. Você precisa saber o que você deseja do Universo com essa carta: Profissão dos sonhos? Ser reconhecido por algo? Escreva detalhadamente a sua carta. Quanto mais específico for, melhor.
3 – O que você vai dar em troca? O que você vai fazer para conquistar o que você deseja?
4 – Coloque uma data. Defina um prazo para alcançar sua meta.
5 – Assine seu nome no final. Isso mostra para o Universo que você está comprometido em fazer todo o possível para conquistar tudo o que está escrito.
Escreva para si mesmo. Isso vai ajudá-lo a analisar seus desejos, o quanto aquele sonho realmente é o que você quer e o que vai ser preciso para alcançá-lo.
Seja impulsionador de você mesmo, incentive seus passos, determine quem você é e o que você quer ser no futuro. E lembre-se: o dinheiro é conseqüência do sucesso, não o objetivo principal. Escrever torna essa meta em algo real e deve servir para nos impulsionar na busca pela realização pessoal, ou seja, a busca pela felicidade.
Agora, quero saber de você: qual grande objetivo escreveria na sua carta de metas e como traçaria o plano para conquistá-lo?
Compartilhe aqui com a gente! 😊