O futuro do trabalho não está mais tão distante. As tendências que pensávamos ver em 10 ou 20 anos chegarão em breve, no curto prazo, e já são impulsionadas por fatores políticos, ambientais, sociais e econômicos. Ao todo, 23% das ocupações devem se modificar até 2027, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral.
O Relatório sobre o Futuro dos Empregos mapeia os empregos e as habilidades do futuro, acompanhando o ritmo das mudanças. Esta é a quarta edição do relatório, que foi lançado pela primeira vez em 2016. Seu objetivo é analisar como as macrotendências, bem como a adoção de tecnologia, provavelmente reconfigurarão os mercados de trabalho e moldarão a demanda por empregos e habilidades no período de 2023 a 2027.
A Pesquisa sobre o Futuro dos Empregos reúne a perspectiva de 803 empresas – que empregam coletivamente mais de 11,3 milhões de trabalhadores – em 27 grupos de setores e 45 economias de todas as regiões do mundo.
O estudo mostra como as novidades tecnológicas e a 4ª revolução industrial vão, ao mesmo tempo, criar e eliminar milhões de empregos. A partir dos novos cenários tecnológicos e estratégicos, e com a transição verde dos negócios, surgem demandas por novos postos de trabalho em diversos setores. No entanto, a adoção das novas tecnologias, o aumento do custo de vida, a desaceleração do crescimento econômico e tensões geopolíticas acarretam perdas de empregos.
Novos empregos criados pela tecnologia
Nos próximos cinco anos, a adoção de tecnologia será um fator-chave na transformação dos negócios, assim como a implementação de práticas ambientais, sociais e de governança, reunidas na sigla ESG, e de mudanças no cenário geopolítico e econômico, mostrou a pesquisa de opinião com executivos.
No Brasil, as macrotendências com maiores potenciais de geração de empregos são “aplicação mais ampla dos padrões ambientais, sociais e de governança” (+70%), “investimentos induzidos pelas mudanças climáticas na adaptação de operações” (+62%) e “investimentos para facilitar a transição ecológica do seu negócio” (+62%).
Empregos que estarão em alta até 2027
- Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
- Especialista em sustentabilidade;
- Analista em Inteligência de negócios;
- Analista de Segurança da Informação;
- Engenharia de Fintechs;
- Cientistas e analistas de dados;
- Engenharia de robótica;
- Especialista em Big Data;
- Operadores de equipamentos agrícolas;
- Especialistas em transformação digital.
Profissões que podem desaparecer até 2027
- Caixas de banco e funcionários relacionados,
- Funcionários dos Correios,
- Caixas e cobradores
- Escriturários de entrada de dados,
- Secretários administrativos e executivos
- Assistentes de registro de produtos e estoque
- Escriturários de contabilidade
- Legisladores e oficiais judiciários
- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros
- Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados
Competências e habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho até 2027
As transformações trazidas principalmente pelas novidades tecnológicas não apenas criam novos postos de trabalho, mas começam a transformar as habilidades exigidas pelos empregadores. Eles estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores serão alteradas nos próximos cinco anos.
No Brasil, os executivos esperam que 53% das habilidades exigidas pela força de trabalho permaneçam as mesmas. As capacidades priorizadas para qualificação e requalificação nos próximos cinco anos no país serão:
- Inteligência artificial e Big Data;
- Pensamento criativo;
- Resiliência, Flexibilidade e agilidade;
- Pensamento analítico.
As habilidades exigidas pelo mercado de trabalho variam dependendo da indústria, setor e localização. No entanto, aqui estão outras habilidades que poderão ser mais exigidas pelo mercado de trabalho nos próximos 5 anos:
- Habilidades interpessoais: a capacidade de se comunicar efetivamente, colaborar com colegas e clientes, resolver conflitos e liderar equipes será cada vez mais valorizada.
- Aprendizagem ao longo da vida: com as rápidas mudanças no mercado de trabalho, a capacidade de aprender novas habilidades rapidamente e se adaptar a novas tecnologias será uma habilidade valiosa.
- Criatividade: a capacidade de pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras para problemas será cada vez mais importante em um mundo cada vez mais complexo.
- Liderança: a capacidade de liderar equipes e gerenciar projetos será uma habilidade valiosa em muitas indústrias e setores.
Fonte: www.Forbes.com.br / Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 (Realese World Economic Forum)
“Carreiras não são mais lineares. E empregos tendem a desaparecer. Navegar nesse novo mercado de trabalho – fluido, aberto e talento-centrado – será uma das habilidades mais importantes daqui pra frente.” O Futuro das Coisas.
Como Consultora de Carreira, tenho como propósito, apoiar cada vez mais profissionais a enxergarem novas oportunidades de trabalho, se diferenciar e dar o próximo passo na sua carreira do jeito certo.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo! Em breve pretendo trazer mais sobre o Futuro do Trabalho. Topa me acompanhar nesta jornada?
E aí, qual a sua opinião sobre o Futuro do Trabalho? Deixe seu comentário =)