Em uma pesquisa intitulada como “Dicotomias no futuro do trabalho” realizada por meio da parceria entre FGV-EAESP, Grupo Stefanini, Talenses Group e MIT Sloan Review Brasil, se propôs a avaliar os diferentes graus de concordância das pessoas em relação a assuntos que permeiam o futuro do trabalho e como os gestores podem tomar decisões mais estratégicas em meio a tantas incertezas.
“A pesquisa considerou a opinião de 508 executivos de todo o país avaliando 33 mudanças que vêm sendo apontadas como parâmetros do futuro do trabalho, agrupadas em quatro tópicos: natureza do trabalho,força do trabalho, execução do trabalho e educação do trabalho.”
12 tendências para o futuro do trabalho
A matéria publicada na revista Você RH revela as 12 principais tendências para o futuro do trabalho. Veja a seguir:
- A aposentadoria está mais distante e será menos comum entre os trabalhadores.
- As habilidades comportamentais serão indispensáveis para progredir na carreira e aumentar a remuneração.
- O trabalho será marcado pela cooperação direta entre humanos e máquinas.
- Os profissionais vão preferir trabalhar mais tempo remotamente a estar no escritório.
- O modelo de “trabalhar de qualquer localidade” terá relevância no aceite de uma proposta de trabalho.
- O engajamento dos profissionais será o maior desafio das empresas.
- Os trabalhadores irão valorizar cada vez mais a saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Os trabalhos e as tarefas rotineiras serão automatizados.
- Trabalhos humanos intensivos que exigem criatividade e inovação serão altamente valorizados e bem remunerados.
- Haverá grandes mudanças nas relações de trabalho contratuais com alto uso e valorização de acordos temporários e flexíveis.
- As inovações tecnológicas exigirão uma constante requalificação da força de trabalho.
- Os profissionais estarão constantemente aprendendo e desenvolvendo novas habilidades, em vez de se preocupar com novos diplomas.
Atenção: extinção de cargos é algo para estar no radar de empresas e profissionais.
Fonte: Revista VocêRH
#dicasdaMi: 3 dicas para você!
Quem já foi meu aluno sabe o quanto bato na tecla: somos Protagonistas da nossa história! Então esteja sempre preparado e se antecipe às mudanças! Tenha o “poder” de escolha. Quem desenvolve o autoconhecimento e tem empregabilidade alta pode fazer escolhas mais assertivas e com maior significado “propósito”.
1) Mudar é sempre possível e normal. No futuro do trabalho não temos mais carreiras lineares. As carreiras múltiplas são formadas em torno de uma coleção de habilidades e interesses em comum, a partir do seu repertório profissional e do seu investimento com paixão e propósito para construir novas fontes de renda. E acredite: ser multicarreira não é estar sem foco.
2) Sair da zona de conforto, estar disposto a aprender sempre e usar sua criatividade vão te ajudar a sair na frente. Encare sua carreira como um campeonato: as competências técnicas te colocam no jogo, as competências comportamentais te permitem ganhar jogos, mas é com a adaptabilidade que você vai vencer campeonatos.
3) Busque qualificação constante e consistente. O mundo é dinâmico e uma competência profissional tende a ser perecível. Fazer novos cursos e formações é importante, mas APLICAR o que se aprende é FUNDAMENTAL! Esteja em constante atualização, seja um verdadeiro especialista, não só no papel.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo!
E aí, que outras mudanças você imagina que poderão acontecer no futuro? Deixe seu comentário =)
Até a próxima Newsletter!
Grande abraço, Michelle
Instagram: @michellenavarrooficial
Site: www.michellenavarro.com.br