O mercado de trabalho e os processos seletivos estão em constante transformação. Como já vem ocorrendo nos últimos anos, a tendência geral é de que as competências comportamentais – as chamadas soft skills ou people skills – continuem ganhando cada vez mais destaque nas contratações que vêm por aí.
“Nos últimos anos, a área de RH entendeu a importância das habilidades socioemocionais e começou a buscar profissionais com esses diferenciais. Assim, eles passaram a ser considerados de acordo com as necessidades das vagas.
Dessa forma, se a empresa precisa, por exemplo, de colaboradores voltados para inovação, o processo seletivo vai focar em profissionais com competências como criatividade e curiosidade.”
Segundo umm estudo da consultoria LHH, da multinacional de recursos humanos Adecco, apontou que 27% dos trabalhadores em todo o mundo querem deixar o emprego nos próximos 12 meses e 44% dos que pretendem permanecer na atual empresa só o fariam sob condição de requalificação e progressão na função.
“Se você faz parte desse contingente de insatisfeitos e está em busca de uma recolocação é bom ficar atento às competências profissionais e pessoais pelas quais as áreas de recursos humanos estão valorizando para decisão de contratações.
As demandas das empresas já não são as mesmas de poucos anos atrás, quando a formação técnica (hard skills) era a prioridade. “As já conhecidas soft skills, ou habilidades interpessoais, ganharam força na pandemia e estão entre as mais valorizadas pelos recrutadores e líderes, aponta Thiago Leitão, sócio da consultoria de RH Unique Group.”
Segundo a Unique Group, aqui estão as 8 competências socioemocionais que podem garantir resultados extraordinários em sua vida, carreira e até mesmo o seu negócio:
- Bom gerenciamento do tempo: aproveitar esse recurso com sabedoria, organizar a agenda e cumprir entregas dentro dos prazos são critérios essenciais diante do ambiente de trabalho remoto ou híbrido que se consolidou em diversas áreas.
- Colaboração: profissionais colaborativos contribuem com seus gestores e colegas em prol de um objetivo comum, tornando as relações mais saudáveis e o time ainda mais unido, o que impacta positivamente para o crescimento do negócio.
- Facilidade de trabalhar em equipe: quem possui essa habilidade consegue lidar com as diferenças, sabe se comunicar bem e receber feedbacks, conquista a confiança e o apoio dos colegas. Trabalhar em time, de forma integrada e com harmonia, ajuda na conquista de resultados mais rapidamente.
- Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, seja ele um colega de equipe, líder ou colaborador. Essa característica fortalece e humaniza o relacionamento entre as partes, gerando mais transparência e cumplicidade para atingimento dos objetivos em conjunto.
- Pensamento crítico: quem desenvolve essa competência consegue avaliar as situações de forma abrangente e busca soluções criativas, fugindo do óbvio. Essa habilidade é valorizada na hora de resolver problemas, por exemplo.
- Resiliência: no ambiente de trabalho, essa característica representa a garantia de produtividade e o foco em resultados mesmo diante das adversidades ou situações desafiadoras. Neste mundo dinâmico, esta habilidade é essencial para todas as posições e equipes.
- Flexibilidade: as transformações do mercado ocorrem de forma acelerada, principalmente com o avanço da tecnologia. Por isso, estar aberto a novas ideias e propostas é requisito para o sucesso profissional.
- Adaptabilidade: “Essa competência anda de mãos dadas com a flexibilidade, permitindo, por exemplo que colaboradores sejam capazes de se adaptar a novas regras ou mudanças realizadas pela empresa em que trabalham, sem impactar o comprometimento”, esclarece Thiago.
Fonte: Valor Investe
Como desenvolver competências comportamentais?
As habilidades comportamentais envolvem um processo interno de autoconhecimento, isso porque, a partir dele, você consegue levantar os pontos de melhoria, entendendo cada nível de competência. Além disso, você aprende a gerenciar melhor suas emoções, estabelecer bons relacionamentos e tomar decisões de maneira responsável.
Como vimos, as competências socioemocionais são aquelas desenvolvidas em um indivíduo ao longo de sua vida e carreira. Ainda, são essenciais para um desenvolvimento pessoal e profissional, além de ser um diferencial importante hoje no mercado de trabalho.
Já ouviu falar do Mapeamento de Perfil Comportamental?
O mapeamento DISC é uma avaliação aprofundada que ajuda você a entender qual o seu perfil comportamental predominante. É um importante instrumento de autoconhecimento, por meio do qual é possível reconhecer suas potencialidades, pontos a desenvolver, comportamentos e qualidades.
Assim, fica muito mais fácil criar um projeto de desenvolvimento profissional para alavancar a sua carreira.
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