Por que não sou chamado para entrevista de emprego?

Neste momento você pode estar tentando conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Vê uma vaga aqui e outra ali, envia seu currículo, conversa com pessoas sobre possíveis oportunidades, faz seu networking, mas não dá certo. Até pensa em adotar a filosofia “o que vier é lucro”. Apesar da sua experiência profissional e das suas conquistas no passado, tem algo impedindo você de ir além. Você se pergunta porque você nunca é chamado para uma entrevista de emprego.

Para obter a essas respostas é necessário realizar uma breve análise do momento atual do mercado de trabalho no Brasil, além de como e para quais vagas você está enviando o seu currículo.

A concorrência seria o primeiro fator a deixar o seu currículo de fora. Porém, muitas vezes pela ansiedade de conseguir logo um emprego, deixamos passar alguns itens que são importantes para a conquista dele.

Pode até não parecer, mas acabam comprometendo o caminho entre você e a tão sonhada entrevista de emprego.

O seu currículo é peça-chave nessa história. Apesar de ser um assunto bem batido, é um tema que não se esgota facilmente. Um currículo bem elaborado pode ser o primeiro passo para a conquista de um emprego.

Mesmo parecendo fácil, a tarefa não é tão simples e um pequeno erro pode fazer com que o candidato perca uma boa oportunidade de trabalho. Por isso, é importante saber como ser mais assertivo e chamar a atenção do recrutador.

Além de todas as informações básicas do profissional – como dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional – seu objetivo com aquela entrevista de emprego, resumo das suas qualificações e cases de sucesso não podem ser deixados de lado.

Se você vive repetindo a frase “nunca sou chamado para entrevista de emprego” e não consegue entender o que há de errado, fique atento aos erros que podem tirar a sua chance de participar das etapas de seleção.

  1. Seu currículo diz pouco sobre você.

Se você já tem ou está elaborando o seu currículo, é fundamental pensar em alguns pontos: seu currículo representa quem você é? Está destacando as suas competências?  O objetivo está alinhado à vaga na qual você está se candidatando?

Com tantas pessoas disputando vagas no mercado de trabalho, é importante que os profissionais em busca de oportunidades saibam valorizar suas qualificações para se destacar dos concorrentes. É fundamental que o currículo do candidato demonstre seus diferenciais de forma clara e objetiva.

  1. Você se candidata para vagas que não atendem ao seu perfil profissional

Recentemente, me pediram para trabalhar algumas vagas para posição de coordenação e gerência. Entrei no grupo que administro no Linkedin, publiquei as vagas e pedi para que me enviassem currículos via e-mail.

Posso dizer com segurança que 80% das pessoas que me enviaram currículo, embora eu tenha especificado a descrição do cargo, não atendiam ao perfil da vaga, ou seja, não preenchiam as condições mínimas para serem chamadas.

Você é daquelas pessoas que dispara o currículo para todos os lados e não consegue resposta? Saiba que ficar dando tiro pra tudo quanto é lado não resolve nada. Você irá gastar toda sua energia e recursos apenas para aumentar o número de “nãos”.

A dica é manter o foco e evitar o desespero, buscando vagas com seu perfil, mesmo em momentos de crise, como este que vivemos hoje. A lição de casa é fazer o checklist dos requisitos da vaga a que você vai se candidatar e só entrar na disputa das vagas que estão realmente alinhadas ao seu perfil.

  1. Envio do currículo sem uma carta de apresentação

Agora vamos partir para um lado mais prático e menos filosófico: o envio do currículo.

Encaminhar o seu currículo somente com a frase: “Segue anexo” nem pensar!

Vira e mexe recebo currículos dessa forma. Elabore sempre sua carta de apresentação. Ela é um documento mais formal, que acompanhará seu currículo quando você enviá-la eletronicamente.

Se você vai enviar a carta para uma vaga específica, remeta sempre com o nome, cargo da pessoa, departamento e empresa, para demonstrar que foi escrita para a vaga em questão. Se você não souber o nome da pessoa responsável pelo processo seletivo, inicie com “Prezado Recrutador”.

Para aumentar as chances de sucesso, procure saber se:

A EMPRESA ESTÁ SELECIONANDO PESSOAS: Antes de tudo, certifique-se disso. Sabendo se a empresa está recebendo e analisando currículos, você já terá certeza que está concorrendo a uma vaga. Quando você manda currículos para empresas que não possuem vagas em aberto, ficará na expectativa de algo que poderá nunca acontecer.

VEJA COMO E PARA QUEM ENVIAR O CURRÍCULO: Em médias e grandes empresas, quem recebe o currículo geralmente é o pessoal do RH. Nas pequenas, às vezes é o próprio dono ou alguma empresa terceirizada. Verifique para quem ele deverá ser enviado e se a empresa exige algum formato específico. Se puder, ligue para ter certeza do endereço de e-mail para envio.

  1. Utilizar o mesmo currículo para diferentes oportunidades de emprego

Sabia que adaptar o seu currículo de acordo com cada vaga pode aumentar as suas chances de conseguir a oportunidade?

Diante de uma pilha gigante de currículos, um recrutador tem duas opções: ler todos, integralmente, ou “pinçar” as informações principais de cada um para decidir se ele merece, ou não, uma leitura mais atenta.

Muitas pessoas têm o costume de utilizar o mesmo currículo para diferentes oportunidades de emprego. Por mais que essa não seja uma atitude errada, adaptar o currículo de acordo com a vaga pode aumentar as chances de você ser chamado para uma entrevista de emprego.

Se você possui objetivos profissionais diferentes, é melhor ter currículos diferentes.

Não basta apenas alterar o campo do objetivo profissional, as demais informações de seu CV devem estar relacionadas com a área de interesse em questão. Mude a ordem de suas habilidades profissionais, pois dependendo da vaga, é necessário ter mais capacidade em uma área do que em outra. Com essas mudanças simples, farão com que seu currículo chame mais atenção dos recrutadores e aumentarão as chances de você conseguir uma boa oportunidade.

A realidade é que encontrar um trabalho não é fácil. Principalmente um que reúna todos os benefícios e oportunidades que você procura. E, em períodos de crise, as chances diminuem ainda mais. Por isso, ao fazer sua busca, o mais importante é não desanimar.

Compartilhe e Participe

E você, já cometeu algum desses erros? Compartilhe este artigo e sua história aqui com a gente!

 

Compartilhe:

Quer ter muito mais clareza para construir sua carreira de forma segura e objetiva?

Copyeriting 2024 – Todos direitos reservados – Michelle Navarro

plugins premium WordPress
curso online 100% prático

currículo nota 10

Conheça agora o treinamento online que levará seu currículo ao nível profissional em apenas 3 horas. Junte-se a mais de 823 alunos.