Nossas perguntas determinam nossos pensamentos

Ter o controle sobre nossos sentimos ou nossos pensamentos nem sempre é uma tarefa fácil, mas é essencial para conquistar o que realmente desejamos.

Em seu livro Desperte seu gigante interior, Anthony Robbins, o maior especialista em neurolinguística do mundo, explica como um poder inato em cada um de nós pode promover grandes mudanças.

Robbins acredita que as pessoas falham na realização de um projeto porque não se concentram no que realmente importa. Temos a tendência em dar atenção o que nos desagrada pois a mente humana está programada para agir dessa maneira. Entretanto, somos capazes de mudar nossa vida a qualquer momento alterando as nossas neuroassociações. Por exemplo, se você precisa de dinheiro, pense nele, não nos problemas de não tê-lo. Ou seja, foco sempre na solução e não no problema!

Nossas perguntas determinam os nossos pensamentos.

Tony afirma que perguntas de qualidade criam uma vida de qualidade. Constatou que a principal diferença entre as pessoas que pareciam ser bem-sucedidas – em qualquer área! – e as que não alcançavam sucesso era o fato de que as pessoas bem-sucedidas faziam melhores perguntas, e assim obtinham melhores respostas.

Obtinham respostas que lhes proporcionavam o poder de saber exatamente o que fazer em qualquer situação, a fim de alcançar os resultados desejados.

“A diferença entre as pessoas é a diferença nas perguntas que fazem sistematicamente.”

 O segredo portanto, seria desenvolver um padrão de perguntas consistentes que nos fortaleçam. Não importa aquilo com que nos envolvemos na vida, sempre haverá ocasiões em que vamos nos defrontar com “problemas”, que são os nossos bloqueios ao progresso pessoal e profissional.  

Mas a questão é: se você vai ter problemas como vai enfrentá-los quando surgirem?

Precisamos desenvolver uma maneira sistemática de cuidar dos desafios. Compreender que o poder das perguntas podem mudar de imediato o nosso estado, nossos pensamentos e proporcionar acesso a recursos e soluções.

O autor entrevistou pessoas e perguntou-lhes como livraram-se dos seus problemas. Descobriu que há algumas perguntas que parecem ser sistemáticas.

A lista das 5 perguntas abaixo, segundo Robbins, pode ser utilizada para qualquer tipo de problema que apareça e que mudaram a sua qualidade de vida:

  1. O que há de tão grande neste problema?
  2. O que ainda não está perfeito?
  3. O que estou disposto a fazer para que fique do jeito que quero?
  4. O que estou disposto a não mais fazer para que fique do jeito que quero?
  5. Como posso desfrutar o processo, enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que quero?

Que tal experimentar?

plugins premium WordPress
curso online 100% prático

currículo nota 10

Conheça agora o treinamento online que levará seu currículo ao nível profissional em apenas 3 horas. Junte-se a mais de 813 alunos.