[Série Currículo Nota 10]: Quantas páginas deve ter um currículo?

Esse é um questionamento bastante frequente e que surge quando precisamos atualizar o nosso currículo para uma entrevista. Os questionamentos mais comuns sobre a quantidade de páginas no currículo são do tipo:

“Tenho 15 anos de mercado, já trabalhei em mais de 4 empresas diferentes e tive várias mudanças de cargo dentro de cada uma delas nesse caso meu currículo deve ter várias páginas correto?”, ou o do caso oposto “Acabei de me formar, nunca trabalhei e ouvi que o currículo tem de ter no mínimo uma página, o que coloco nele então?”.

Preparei esse artigo com algumas dicas para te ajudar a entender entre outras coisas quantas páginas no currículo você deve colocar. 😉

Muitas pessoas, ao elaborar o seu currículo (CV), acabam copiando modelos na internet, de amigos ou parentes e tentando se adequar a um tipo de currículo que não necessariamente condiz com o seu perfil profissional.

Basicamente, o que muda de um CV para outro, é a maneira como as informações estão disponibilizadas. Por isso, personalize seu currículo para cada vaga que aplicar.

Antes de montar o currículo entenda bem as responsabilidades da vaga e os requisitos exigidos e pense em quais experiências ao longo da sua carreira podem demonstrar ao recrutador que você é a pessoa certa para a vaga em questão!

Se você acredita que, para convencer um recrutador, é necessário um currículo gigantesco e ter as mais variadas experiências possíveis, tenha cuidado!

Ter foco e ser conciso, bem como saber adaptar o currículo à vaga ofertada, são coisas muito importantes na busca por um espaço no mercado.

Já tive contato com profissionais altamente qualificados, com uma bagagem invejável, porém com problemas na estrutura de currículo, o que os impedia de retratar sua experiência.

O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo, exigente e dinâmico, portanto, no seu currículo devem constar suas principais qualificações, experiências e realizações. O currículo deve ser capaz de “vender” o profissional de forma objetiva e atraente.

Afinal, quantas páginas no currículo você deve colocar?

Se fizer esta pergunta a três ou quatro pessoas, o mais certo é obter repostas diferentes. Mas isso não implica que uma – ou várias – dessas respostas estejam erradas. A extensão de um CV está condicionada ao perfil e ao nível de experiência do profissional em causa e ao formato do CV propriamente dito.

Atualmente há ainda quem aponte duas páginas como o número mais indicado. Mas para certos profissionais em um nível já muito avançado de experiência, as mesmas podem não ser suficientes.

O segredo para definir quantas páginas no currículo é o mais adequado está a personalização do mesmo. Mas, via de regra, aconselha-se que o CV tenha de uma a duas páginas.

Antes de mais nada, o seu CV deve ser pensado e estruturado de forma estratégica!

Em cada uma das suas etapas profissionais, você deve analisar:

  • Quais foram os seus projetos mais relevantes?
  • Qual foi sua participação em cada um deles?
  • Quais os seus resultados? Procure mostrar números ou percentuais sempre que possível.

É importante entender que um currículo não se escreve com pressa, jogando em ordem cronológica inversa (da mais recente para a mais antiga) toda a sua carreira.

Olhe para o seu histórico profissional e encontre aquilo que pode destacá-lo(a) dos demais.

Usar a objetividade é o primeiro passo. Informações bem estruturadas ajudam a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador.

E um currículo para estagiário ou primeiro emprego?

Nenhum recrutador espera que o currículo de um estagiário seja forrado de experiências. Inclusive, um currículo muito longo para pessoas que estão começando na carreira pode até soar um pouco estranho.

O ideal é que o currículo sempre seja o mais direto possível e destacando todos os pontos relevantes da sua formação e experiências anteriores.

Mais do que uma questão de tamanho.

Preparar um bom modelo de currículo não é tão fácil quanto parece. Resumir o histórico profissional, pode ser um obstáculo intransponível para muitos.

Uma coisa é certa. A extensão do seu CV é um dos primeiros detalhes que capta a atenção dos recrutadores. E não pense que ter várias páginas no currículo  é sinônimo de qualidade. Nada disso.

O tamanho do CV não é proporcional à qualidade do mesmo e, na grande maioria dos casos, só dificulta a sua leitura e análise. A sua missão passa por ser capaz de analisar o seu perfil e adequar o tamanho do seu CV à sua experiência e especificações da oferta de emprego.

Bora transformar o seu currículo num gerador de entrevistas?

 Clique no curso abaixo e saiba como transformar hoje mesmo o seu CV!

plugins premium WordPress
curso online 100% prático

currículo nota 10

Conheça agora o treinamento online que levará seu currículo ao nível profissional em apenas 3 horas. Junte-se a mais de 813 alunos.