6 Passos para você solicitar (e conquistar) uma recomendação no Linkedin

As redes sociais têm exercido um papel bastante importante no processo de contratação de novos profissionais, sobretudo o LinkedIn. E nesse sentido, as recomendações no seu perfil, são uma das melhores ferramentas para o fortalecimento da credibilidade da sua imagem no mundo virtual. Principalmente a recomendação no LinkedIn.

Porém muitas pessoas não se sentem confortáveis em pedir recomendações no LinkedIn por diversos motivos. O que posso dizer pra você que está nessa situação é que o LinkedIn é uma rede de networking profissional feita para isso.

Se você  respeitar o próximo e tiver  bom senso ao decidir para quem pedir e como pedir, sua solicitação será muito bem-vinda, acredite!

Como meu trabalho é oferecer suporte e orientações para quem busca recolocação profissional uma das perguntas que mais recebo é:

“Michelle, como posso solicitar uma recomendação no LinkedIn?”

Se essa também é sua dúvida fica aqui comigo que é exatamente sobre isso que vamos conversar nesse artigo! 😉

Se você tem dúvidas quanto ao poder das recomendações veja o que o próprio LinkedIn fala à respeito:

Pessoas com recomendações têm três vezes mais probabilidade de obter visualizações no seu perfil através de pesquisas no LinkedIn.

E quanto mais visualizado é o seu perfil, maior a probabilidade de você alcançar qualquer que seja o seu objetivo por aqui (novo emprego/novos clientes e etc).

E além disso vamos pensar juntos: você pode falar o que você quiser a seu respeito, mas isso não se compara ao fato de ter outras pessoas atestando as suas qualificações!

Boas recomendações são o aval de outros profissionais ao seu trabalho e demonstram aquilo que você realmente sabe fazer, visto sob a perspectiva de outras pessoas. Não é verdade?

A quem solicitar sua recomendação no LinkedIn?

As recomendações devem vir de quem pode realmente falar coisas relevantes sobre a sua trajetória profissional e servem para que os recrutadores possam atestar as suas competências e qualificações profissionais.

Quando bem feita, uma recomendação no LinkedIn pode ser aquela peça que faltava para garantir uma oportunidade profissional.

Agora muita calma nessa hora! Antes de começar a disparar pedidos para os seus contatos pense na estratégia mais correta a adotar. Mais do que pedir uma recomendação no LinkedIn – tal como acontece com as recomendações “tradicionais” – é importante que saiba a quem pedir, para que estas possam efetivamente ser um reflexo da sua experiência profissional e das suas competências.

Portanto, solicitar a superiores, antigos empregadores, pares ou ex-pares de trabalho e até clientes são boas opções!

Como solicitar?

Para solicitar uma recomendação é bem fácil! Clique aqui para saber como solicitar uma recomendação a partir da página do seu perfil.

Ter boas recomendações é importante demais para você simplesmente enviar uma mensagem padrão para seus contatos.

O LinkedIn possui uma mensagem padrão muito simples: “Olá, X (Nome da pessoa). Você poderia me recomendar?”.

Agora pense comigo: se essa pessoa vai dedicar um tempo para  escrever essa recomendação, então nada mais justo do que você também dedicar alguns minutos para escrever este pedido.

Então personalizar sua mensagem é fundamental!

Na realidade não existe um modelo ideal, alguma fórmula universal, mas sugiro você passar por essas 6 etapas para que seu pedido tenha mais chances de receber uma boa recomendação!

Vamos lá?

Como personalizar sua mensagem

Antes de começar gostaria de dar a seguinte sugestão! 😉

Entre em contato previamente com a pessoa que vai pedir a recomendação ao invés de já solicitar diretamente a recomendação no LinkedIn.

Não que isso seja obrigatório, mas conversando antes com a pessoa e explicando a sua intenção, você provavelmente terá mais chance de conquistar sua recomendação. Dependendo do grau do relacionamento, fica pouco estranho enviar um convite de recomendação se você já não mantém contato há algum tempo, não é?

Agora sim vamos ao passo a passo:

  1.     Saudação: sempre utilize o nome da pessoa

Faça uma saudação adequada para o grau de relacionamento: Prezado; Caro; Meu amigo; Nome; …

  1.     Mensagem personalizada: provavelmente você tem um assunto “quebra-gelo” com cada uma dessas pessoas
  • Relembrar do último projeto que trabalharam juntos;
  • Relembrar alguma situação engraçada do último encontro;
  • “Quanto tempo”.. desde aquele dia que te encontrei….

Pense numa situação que faça a pessoa recordar de você.

  1.     Motivo: Saí recentemente do meu último emprego e estou utilizando meu perfil para fazer contato com recrutadores e outros avaliadores…
  2.     Foco: …estou buscando oportunidades como… aqui você pode inclusive informar o cargo no qual busca sua recolocação (se for o caso).
  3.     Pedido: Por isso, eu agradeço muito se puder recomendar meu trabalho na empresa X (aquela na qual você trabalha ou já trabalhou) de maneira a endossar minha experiência nessa área.  Sinta-se a vontade para descrever como era sua percepção sobre mim naquela função.
  4.     Finalização: e para encerrar você pode dizer algo como: “se precisar de algo também, saiba que estou à disposição.”

Abraços, Seu nome”

Depois de obter as recomendações, certifique-se de que envia uma nota de agradecimento e, caso se justifique, retribua o favor!

Mais importante do que tentar conseguir uma dúzia de recomendações é conseguir depoimentos que atestem competências diferentes em diferentes fases da sua vida.

Preocupe-se com a qualidade, não com a quantidade!

Peça recomendações, avalie todas as que receber e escolha as melhores. Se você receber uma recomendação que não seja legal, não se preocupe; é possível escondê-la no seu perfil do LinkedIn e deixar visíveis apenas as mais bacanas.

E é isso! Agora você já sabe o que precisa fazer para solicitar as recomendações para o seu perfil!

Ficou com alguma dúvida ou tem outra dica que você gostaria de compartilhar com a gente?

Compartilhe as suas ideias e resultados nos comentários!

 

plugins premium WordPress
curso online 100% prático

currículo nota 10

Conheça agora o treinamento online que levará seu currículo ao nível profissional em apenas 3 horas. Junte-se a mais de 813 alunos.