Como você se vê no futuro? Você está acostumado a sonhar grande ou tem medo de ser feliz?
Diz à lenda que um dia uma criança parou diante de um sábio mestre e perguntou-lhe: Qual o tamanho do universo? Acariciando-lhe a cabeça, ele suspirou, olhou para o horizonte e respondeu que o universo tem o tamanho do seu mundo.
Perturbada ela novamente questionou: Que tamanho tem o meu mundo?
E o sábio lhe disse: Tem o tamanho dos seus sonhos.
Acredito que cada um de nós tem algo lá no fundo do nosso coração e que mexe com o nosso íntimo. E não precisa ser necessariamente algo grandioso, mas fundamenta-se em nossas crenças e valores.
Me refiro a sonhos específicos, que nos fazem levantar todas as manhãs. Está relacionado aos nossos talentos, ações, objetivos, sonhos e aspirações mais profundas.
O propósito é o senso de que somos parte de algo maior que nós mesmos, que somos necessários, que trabalhamos para algo melhor adiante.
O propósito obrigatoriamente deve envolver mais pessoas. É algo que transcende, e se torna maior do que o próprio ser. É tornar algo que falta, em abundante.
Mais do que saber o que você quer fazer, você precisa saber o por quê quer fazer.
“Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.” Quem nunca ouvir essa frase?
Confesso que ela me inspira a refletir sobre o meu propósito de vida. Talvez você também já tenha feito essa reflexão. É um processo bem trabalhoso, de autoconhecimento, vontade de fazer acontecer, conexão com outras pessoas, sair da nossa zona de conforto, muito diferente do que temos em nosso imaginário.
Qual é o seu sonho?
Essa pergunta muitas vezes assusta.
Vivemos constantemente no modo automático, fazendo tudo (quase) igual todos os dias e por mais que queiramos viver novas experiências, não vivemos. Muitas vezes não temos metas desafiadoras, nem objetivos a longo prazo, sem um alvo excitante. Falo de um ideal, algo para ser buscado para nosso engrandecimento, não somente para ostentação pública.
Encontrar seu propósito de vida parece ser uma tarefa complexa mas a partir do momento em que você se conhece, essa descoberta de torna algo muito natural.
Ao mesmo tempo que não nascemos com um propósito único, definido e imutável, a resposta só pode ser encontrada dentro de nós. Ela está sendo escrita em cada letra do nosso DNA. O propósito faz parte das nossas escolhas e da nossa experimentação do mundo. É por ele que devemos sonhar grande!
Nós somos o reflexo de todas as nossas experiências, dos nossos aprendizados e das referências que temos na vida.
Abaixo separei um exercício para te auxiliar nessa descoberta:
Tire alguns minutos de seu tempo para refletir. Dê preferência em um local onde não possa ser interrompido, que lhe proporcione um momento de total tranquilidade. Pegue papel, caneta e responda as perguntas de maneira totalmente honesta consigo mesmo:
- Quem eu realmente sou? Qual a minha essência?
- Quais são minhas maiores realizações na vida até agora?
- Quais são meus 5 maiores talentos?
- Se a minha vida não tivesse limites, e eu pudesse ter tudo e fazer o que eu quisesse, o que eu escolheria fazer?
- Quais são minhas qualidades e como posso utilizá-las para dar minha contribuição para o mundo?
- Como a sua carreira se encaixa em seu sonho?
Para nenhuma destas perguntas há resposta certa ou errada, do mesmo jeito que não existem formações ou carreiras melhores ou piores.
Não existe uma fórmula definitiva. Afinal, ele é o seu propósito; é uma questão muito íntima e subjetiva, com a qual cada um tem seu próprio jeito de lidar. Sem regras nem preconceitos. Só seu.
As perguntas são mesmo incômodas; mas as respostas podem te ajudar a ter muito mais clareza na sua vida.
E agora talvez você esteja se perguntando: como vou descobrir o meu propósito?
Então quero te contar um segredo: ninguém sabe quando começa. Ideias não aparecem totalmente formadas. Só se tornam claras conforme trabalhamos nelas.
Continue buscando o seu propósito de vida. Não como algo que está lá, em algum lugar. Mas sim, como algo que esta sendo criado a todo instante por você. E isso, faz toda a diferença.
Se eu tivesse o desafio de dar somente um conselho para as pessoas que eu amo, eu diria sem medo de errar: invista em autoconhecimento! Ele é a base de tudo.