Você já se perguntou como andam suas competências?
Uma das tarefas importantes quando da procura de emprego é a capacidade de identificar quais as nossas competências pessoais e profissionais. Quando falamos em competência, não estamos nos referindo ao grau inteligência do indivíduo, mas sim no nível de aptidão que a pessoa tem para exercer uma função ou desempenhar uma determinada tarefa.
Mas afinal o que é competência?
Competência, a partir do ideograma CHA, é o alinhamento de seus Conhecimentos adquiridos, das suas Habilidades em desempenhar aquilo que aprendeu e as suas Atitudes, que são as iniciativas que se utiliza para colocar em prática o que seus conhecimentos e habilidades.
Chegou a hora de iniciar o “como fazer” e esta etapa vai lhe ajudar, e muito, a dar os primeiros passos.
Imagine que você quer se tornar o diretor de RH de sua empresa. Um grande objetivo, não é mesmo? Mas como chegar lá se você ainda é um estagiário?
Você tem habilidades para lidar com as pessoas, sabe se comunicar muito bem, tem um olhar amplo sobre os processos deste setor, tem liderança, persuasão, entre outros. Será que essas qualidades podem te ajudar de alguma forma?
É claro que sim e te ajudam a definir melhor o seu caminho. Pense como utilizá-las no seu dia a dia e bote a mão na massa, mesmo que nos bastidores, mais devagar num primeiro momento. Além disso, pensar nessas competências o(a) ajudará a entender o que você ainda não tem e precisará desenvolver ou quais habilidades terá que adquirir.
Em primeiro lugar, é necessário fazer uma reflexão sobre as nossas qualidades pessoais e pontos a melhorar, pontos fortes e pontos a desenvolver, numa perspectiva de competências que sejam ajustáveis às exigências do empregador no(s) ramo(s) que pretendemos trabalhar.
Convém que tenhamos em conta as nossas experiências e competências adquiridas no âmbito profissional, tempos livres, no seio familiar e social e que de certa forma podem ser elementos positivos e relevantes para serem aplicadas no âmbito profissional.
Será de grande ajuda pedir a pessoas que nos conheçam bem, quer a nível profissional quer no seio familiar, que descrevam as nossas características profissionais e de personalidade quer estas sejam positivas ou negativas.
O desenvolvimento de competências e habilidades depende inteiramente de você, pois eles serão seus diferenciais competitivos, isto é, tudo aquilo que te torna único e diferente dos demais. É o que te deixa apto a ser escolhido para desenvolver um trabalho e não outra pessoa.
Não viu o 1º e o 2º artigo da série Planejamento de Carreira? Veja nos links abaixo
Planejamento de Carreira: #Dica 1: Planejamento de carreira, entenda porque fazer.
Planejamento de Carreira: #Dica 2: Habilidades e talentos você conhece os seus?